3 de abril de 2012

Saint Seiya Omega - É Diferente, Mas Não Deixa de Ser CDZ



Olá Otakus e Otakas que visitam nosso blog, acho que vocês já estavam sabendo que sairia um novo anime de Cavaleiro dos Zodíacos, chamado Saint Seiya Omega e que traria “novos” personagens, “novo” enredo e a mesma Saori de sempre...
Antes de tudo, Cavaleiros do Zodíaco é um anime conhecidíssimo em todo o Brasil e no mundo. Animes, mangás, jogos, bonequinhos (rs) e uma porção de outros materiais continuam a serem fabricados e vendidos aos montes por todo mundo e, embora eu goste de CDZ, devo dizer que tem muita coisa que deveria ter mudado há muito tempo.
Não vou entrar em detalhes e nem dar razão as pessoas que criticam Cavaleiros do Zodíaco “babacamente”, essas não merecem minha atenção, mas acho que não estou mentido quando digo que Cavaleiros do Zodíaco é um animê ultrapassado e Saint Seiya Omega prova isso em alguns requisitos.


Quando as forças do mal ameaçam o mundo, esses guerreiros da esperança sempre aparecem. Vestindo as armaduras de suas constelações, eles lutam explodindo o cosmo, a energia existente dentro de seus corpos”.
Esta é a idéia de Saint Seiya: Guerreiros que usam armaduras bonitas e lutam para proteger a terra (leia-se Athena) do mal.
E isso funciona, Dan?
Tirando algumas idiotices, até que sim.
Então qual é o problema, Dan?
O problema é exatamente esse...
Saint Seiya Omega, do estúdio Toei Animation, é uma versão que passa anos após o fim da saga pr . As mesmas idéias estão lá e isso já está enchendo.

RESUMO DO PRIMEIRO EPISÓDIO 
(Será que terá Spoilers!?)

 
Logo de cara, vemos Athena e uma criança (Kouga) brincando em alguma das casas do Santuário. E então surge Mars, que está atrás do poder de Athena.
Ele a ataca, deixando uma marca em seu ombro, e é aí que o lendário Cavaleiro de Ouro Seiya aparece para lutar com Mars e salvar o dia (e o mundo, por que não?) das garras do mal, com o mítico meteoro de pégaso
Em seguida o anime mostra Kouga, já adolescente, passando por duros treinamentos com Shina (leia-se Shun com peitos), tentando libertar seu cosmo, e contando como é chata a vida que tem, e embora todos saibam que ele tem um grande potencial e será um grande cavaleiro, ele se acha fraco e está sempre desmotivado. 
Ele também é muito próximo de Saori, que esta com uma marca que agora cobre quase todo o braço, e quer saber quem é Athena e por que está destinado a protegê-la (nota: ele não sabe que Saori é Athena). No final, quando Saori dá um cordão com uma pedra brilhante para Kouga, Mars aparece mais uma vez para tomar o poder de Athena e Shina agora tenta detê-lo, em vão. 
 Ele pega Athena, forçando Kouga a fazer algo, vendo as duas pessoas mais próximas dele em ruínas, e enfurecido, Kouga consegue vestir a armadura de pégaso, que na verdade era o cordão que Saori tinha dado-lhe. 
Kouga ouve Seiya dizendo que ele deve explodir o seu cosmo, vencendo ass... Epa! Ele ainda não vence nada. Continua no próximo episódio...

OPINIÕES
Enredo - Clichê?

Primeiramente, o enredo é um clichê que irrita por ser não repetitivo em anime shounen. É ruim. Um cara desanimado e fraco que acha que nunca será um bom lutado, mas que no final percebe que é forte, tem talento e que deve proteger a deusa Athena e a terra. Eu acho que os escritores poderiam fazer algo melhor que isso, por que não inovar?
Sorte que é Cavaleiros do Zodíaco, se fosse em qualquer outro animê, um enredo tão pobre quanto esse seria inaceitável.

Arte e Animação- Infantil?

Outro ponto é que, preconceituosamente, eu julguei (e sei que vocês) a arte conceitual de SSO como infantil e sem graça, mas não é. Sim, é estranha e diferente, e sim, existem outras melhores por aí (pra mim), mas a verdade é que o trabalho final ficou bem bonito, embora não tenha gostado nenhum um pouco da modelagem das armaduras (parecem coladas ao corpo) e da falta de detalhe nos personagens (que passa despercebido).
Aff, Dan, você é muito exigente.

Quanto a animação nada surpreendente, mas ficou bem legal também: movimentação boa dos personagens, tons e cores bonitas e, embora dê pra perceber alguns erros durante o anime, a Toei mostrou um bom material.

Trilha Sonora - Bonita?

Ah é, não posso me esquecer de falar da trilha sonora que, mas uma vez, está MUITO BONITA! (e a música de abertura é uma outra versão da mítica Pegasus Fantasy, interpretada pela banda Make Up). Pra mim, CDZ sempre teve as melhores e inesquecíveis trilhas sonoras, principalmente a saga do santuário com seus temas emocionantes.

Protagonistas - Chatos?

Assim como o enredo, o Kouga é "clichêzão" e também não gostei do fato dele ter sido desenhado para ser um Seiya 2, Mas fazer o quê, né?
E temos o Mars, o grande vilão da série, que é chato ao extremo. A única coisa que eu gostei em relação a ele, foi a voz do dublador que é a mesma do Sarutobi, o 3º Hokage do animê Naruto (sim, eu notei isso).
A Saori é a exatamente a mesma: mesmo cabelo, mesma roupa, mesmo rosto triste...
E tem a Shina que parecia o Shun de máscara, mas depois de lutar com o Mars, ficou igual ao Misty. E eu odiei a voz da dubladora.
Ah é, tem o mordomo, que até agora foi o melhor coadjuvante da série.
É você, Seiya? 

Pra finalizar, a história é fraca demais. Pode melhorar? Só o tempo dirá. Quanto a animação, é bonita e competente, mas também pode melhorar, principalmente na questão detalhamento. Enfim se você é um hater-de-cdz-que-cospe-no-prato-que-comeu, nem veja o primeiro episódio que provavelmente não vai gostar. Mas se, assim como eu, ainda gosta de CDZ, veja. Não sei se vai se arrepender, mas eu gostei e verei o 2º episódio.


Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. qndo vi a imagem pensei " wtf?! filho do seiya com a saori ? sera?!

    realmente o kouga é um seiya 2 shahsuahu
    eu vi ontem o primeiro epi
    legal vc realmente reparou em tudo XD

    ps: porra saori dnovo vc foi raptada ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você levantou uma questão que eu nem tinha percebido: Não sabemos de onde veio Kouga e tal... Será filho de Saori com Seiya? Ninguém disse que não...
      E sim: procurei ver todos os aspectos da animação pra fazer uma boa crítica.
      Ps.: É a Saori, esperava o quê? rs

      Excluir
  2. "E tem a Shiva", shaina né xD?? eu não gostei sinceramente sô muito mais o lost canvas, o omega perto de lost é um lixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu pelo toque! Shiva é o de pavão. heheh É, também achei o Lost Canvas muito legal. Verei. ^^

      Excluir